ArtesChicagoano

Grupo Corpo: o Brasil Universal em Chicago

Com plateia cheia e aplausos calorosos de pé ao final, a celebrada companhia de dança brasileira Grupo Corpo fez sua estreia em Chicago no Auditorium Theater no último sábado, 28 de fevereiro de 2015.

O espetáculo incluiu as coreographias “Sem Mim” e “Onqotô​”, ambas mostrando a construcção artística impecável característica do Grupo Corpo, composta de movimento, espaço, música, formas, cores, luz e sombra.  “Sem Mim“, de 2011, foi inspirada pela imagem do oceano que leva e traz de volta o ser amado e o amigo. A trilha sonora de Carlos Núñez e José Miguel Wisnik foi criada a partir do único conjunto de peças do cancioneiro profano medieval galego-português que chegou aos nossos dias com as respectivas partituras de época: o célebre “ciclo do mar de Vigo”, de Martín Codax.

Em “Onqotô” , a perplexidade humana e a inexorável pequeneza do Homem diante da vastidão do Universo é o tema central do balé que, em 2005, marcou as comemorações dos 30 anos de atividade do Grupo Corpo. Com música de Caetano Veloso e José Miguel Wisnik, a coreografia justapõe a teoria anglo-saxônica do Big-Bang sobre a criação do universo com a espirituosa máxima do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues sobre o clássico maior do futebol carioca, segundo a qual se poderia inferir que o Cosmos teria sido “concebido” sob o signo indelével da brasilidade: “O Fla-Flu começou quarenta minutos antes do nada.”

O Grupo Corpo foi fundado em Belo Horizonte em 1975, estreiando no ano seguinte com o espetáculo Maria Maria com músicas de originais assinadas por Milton Nascimento, roteiro de Fernando Brant e coreografia do argentino Oscar Araiz.  O balé ficou seis anos em cartaz e percorreu catorze países. Hoje, com 35 coreografias e mais de 2.200 récitas na bagagem, a companhia mineira de dança contemporânea mantém dez balés em repertório e faz uma média de 70 récitas anuais. Como no início, O Grupo Corpo promove em suas criações o encontro entre o popular e o erudito, o local e o estrangeiro, resultando em uma linguagem universal aclamada em vários paises.  A companhia é dirigida por Paulo Pederneiras e coreografada por Rodrigo Pederneiras.

O Grupo Corpo se apresentou em Chicago mais uma vez no Domingo, 01 de março de 2015, seguindo em turnê para Washington D.C. e depois para várias cidades da França e do Brasil.

Grupo Corpo: o Brasil Universal em Chicago
Grupo Corpo no Auditorium Theatre de Chicago (fonte: Grupo Corpo via Facebook)

As apresentações do Grupo em Chicago são parte da temporada de ballet 2015 do Auditorium Theatre da Roosevelt University e incluem as prestigiosas Joffrey Ballet, Alvin Ailey, River North, Eifman Ballet of St. Petersburg e o Royal Ballet da Inglaterra. Ingressos a partir de $32.

Serviço

06 de Março a 07 de Março de 2015
“Sem Mim” | “Onqotô”
The Kennedy Center
Washington, USA

Tags
Show More

Carla Alves da Silva

Carla nasceu e cresceu no Rio de Janeiro e é uma orgulhosa brasileira-chicagoana desde 2007. Além de ensinar português, cinema e literatura, participa de vários projetos que promovem a cultura brasileira e as relações Brasil-EUA.

Related Articles

Join our list

Get our best stuff in your inbox weekly!

Thank you for subscribing!

Something went wrong. Please try again!