Tempero brasileiro no Social Media Week Chicago

Só mesmo um geek (nerd) para gostar tanto de um evento cheio de palestras e workshops sobre internet, com assuntos do tipo: como otimizar o uso da social media para sua marca. Confesso, eu sou um desses geeks e amo este evento!

A verdade é que Social Media Week (SMW) é mais do que um evento sobre internet, é também sobre relacionamento. Com programação simultânea em oito cidades do mundo, entre elas minhas adoradas Chicago e São Paulo, o evento vem se tornando uma importante ferramenta para quem está começando aprender mais, para profissionais se atualizarem, e para empresas se fazerem presentes neste mercado.

Em Chicago, são mais de 100 eventos espalhados pela cidade com os mais variados temas e formatos. Tudo grátis. Não é todo dia que você pode ouvir e de participar diretamente de conversas com empresas que você tem contato diariamente. Como por exemplo o Google e o jornal Chicago Tribune. No meio disso tudo, você aumenta seu network, pois é uma excelente oportunidade de conhecer pessoas interessantes.

Na terça-feira fui até a sede do Google assistir um workshop sobre como utilizar as ferramentas do G+ para engajar mais sua comunidade online. O Google é nitidamente apaixonado por relacionamento e internet. E vem somando esforços para promover o Google Hangout, uma plataforma de videoconferência, que interliga múltiplas pessoas de uma só vez, e grava as conversas, entre outras coisas legais que só usando para descobrir tudo.

Na quarta-feira foi o dia de um painel de discussão sobre ‘viralização’ das mensagens via social media. Melissa Harris, colunista do caderno de negócios do Chicago Tribune, Brad Spirrison, editor do Appolicious e escritor sobre tecnologia, Steve Griffiths, empresário de TI e Carla Riseman, a mulher que conseguiu 1 milhão de seguidores investindo publicidade online nos locais e pessoas certas. Eles compartilharam suas experiências e como a social media ajudou e ajuda atualmente a espalhar suas mensagem diariamente, entre outras dicas para aproveitar o tempo online.

Alguns workshops em que ainda estou inscrito são: Social Media e a Comunidade Latina em Chicago, Branding em espaços digitais, A próxima geração – Conteúdo de Marketing e Profissionais de Relações Públicas, entre outras.

Mais do que networking e conteúdo, eventos como SMW ajudam a abrir nossa mente um pouco mais sobre o que está rolando lá fora no mundo dos negócios. Ao ver como outras pessoas trabalham, lidam com a tecnologia no dia-a-dia nesse mundo saturado de informação é essencial para formar um ponto de vista, ou até mesmo repensar suas estratégias. O mais legal é poder interagir com essas pessoas ‘internéticas’ no mundo off-line, fazer novos amigos e claro, dar aquela pitada de tempero brasileiro nas discussões.

Obs: Os nomes dos workshops são tradução livre feita por Alex de Miranda, você poderá encontrar os nomes originais em: www.socialmediaweek.org/chicago

Written by Alex de Miranda

I graduated in Marketing from São Paulo Methodist University and worked for more than five years as a copywriter and social media content planner for São Paulo-based marketing firms. I recently moved to Chicago to improve my English, broaden my horizons, and to help build a stronger Brazilian community in the United States.

Gallery: Brazil at Iowa Latino Heritage Festival

Gallery: Brazil at Iowa Latino Heritage Festival

“O Mundo Segundo os Brasileiros” vai apresentar Chicago

"O Mundo Segundo os Brasileiros" vai apresentar Chicago